4 motivos para repensar o consumo do refrigerante no dia a dia
4 motivos para repensar o consumo do refrigerante no dia a dia
Você é daqueles que não almoça sem um copo de refrigerante junto? Ou aqueles que toma uma latinha todo dia no horário do lanche? Incluir o refri na rotina alimentar é mais normal do que deveria, e pode ser muito prejudicial para sua saúde. É importante pensar sobre isso.
Se você quer saber o motivo para repensar seu consumo dessas bebidas gaseificadas e açucaradas, continue a leitura e conheça 4 deles.
4 motivos para você consumir menos refrigerante!
1- Refrigerante faz você comer mais
Segundo uma pesquisa publicada na revista científica National Center for Biotechnology Information, carboidratos na forma líquida saciam menos do que carboidratos sólidos, o que pode resultar num consumo exagerado de calorias. Então, quando você toma um simples refri, não está ingerindo nenhum nutriente, apenas “calorias vazias”, que só engordam, não nutrem e nem saciam.
2- Aumenta a chance de ter osteoporose
Refrigerantes à base de cola contém muito ácido fosfórico, substância que causa maior acidez no sangue. Isso faz com que o corpo use o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido do organismo. O resultado são ossos fracos e frágeis.
3- Pode levar a infertilidade
Por essa você não esperava, né?! Mas o consumo exagerado de refrigerante pode causar infertilidade. Isso porque a bebida é acondicionada em latas de alumínio, que são revestidas por uma resina, conhecida como bisfenol. Estudos associam essa resina com problemas hormonais que levam à infertilidade.
4- Acelera o envelhecimento
O mesmo ácido fosfórico que citamos no item 2 é o vilão aqui também. Em todas as versões (zero, diet, light ou normal) o fosfato está presente para dar aquele saborzinho típico e aumentar sua vida útil no supermercado. O problema é que essa substância em excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose, como já comentamos e um estudo sugere que poderia até provocar envelhecimento acelerado.
Depois de saber disso tudo, como será sua relação com o refri daqui em diante? Lembre-se de cuidar da sua saúde com atenção e cuidado, afinal, seu corpo é seu abrigo. Cuide-se! Se gostou de saber, compartilhe também com um amigo que toma muito refrigerante para alertá-lo.